FOCO

Leitura em voz alta automática:

FOCO

Estou percebendo que o problema de falta de foco está cada vez maior. Isso está acontecendo tanto em crianças quanto em adultos. É o seguinte:

Os estímulos que mais influenciam o foco da nossa atenção (não os únicos) são os visuais e os auditivos. Eles funcionam como as coisas que a nossa consciência percebe. A grosso modo, o nosso cérebro é como um iceberg. Sendo que a consciência corresponde a tudo que está acima da superfície e a inconsciência corresponde à tudo que está abaixo, que é muito maior.

Focar em algo não é só ficar atento a tudo que está acima. Mas também esquecer ou ignorar tudo que está abaixo. As pessoas com déficit de atenção, em especial crianças hiperativas, pecam nisso.

Crianças conseguem trocar rapidamente o cenário de cima (mais rápido que os adultos), mas não esquecem completamente o cenário anterior, deixando a consciência confusa. Aí, elas não tratam bem nem o cenário atual nem o anterior.

Se essa troca confusa se repetir várias vezes, dá pane na cabeça. A maioria dos habitantes nativos da superfície tem esse problema.

Paulo Ricardo Silveira Trainini