Leitura em voz alta automática:
Fase_1(); cama
Essa fase é composta de duas etapas. São elas: Brain_refresh e Rilex.
BRAIN REFRESH (apagar)
Eu inicio essa fase quando me dá sono – quase sempre às 10pm. Primeiro eu me visto adequadamente para dormir e me deito na cama de barriga para cima com um travesseiro em baixo dos joelhos na altura suficiente para deixar a coluna toda encostada no colchão, sem forçar nada – como mostra a foto FASE 1.
Depois eu relaxo todo o corpo, inclusive as mandíbulas, soltando todo o corpo no colchão, como uma gelatina. Cubro o rosto com o lençol e ignoro completamente todas as preocupações e a hora, aí eu fecho os olhos.
Se alguma preocupação embestar de não se afastar, eu não discuto com ela. Apenas olho feio prá ela e digo (só em pensamento, em absoluto silêncio): “cara preocupação, me deixa relaxar em paz que cuido melhor de ti depois se tu me deixares em paz agora”. E boto essa frase em loop infinito.
Depois iniciar a execução desse loop, eu espero e deixo a mente decidir se/quando/como/por que/porém/todavia/contudo/entretanto/se bem que/me parece/eu creio/… Ou seja, se eu apagar, apaguei, senão, pelo menos relaxado eu estou, e deixo rolar ao sabor do vento.
Se a danada da preocupação não se afastar, eu inspiro pelo nariz – empurrando quase todo o ar para a região diafragmática – e expiro pela boca, fazendo barulho na expiração como um ronco. Isso reduz o escopo dos pensamentos, dificultando a dita preocupação invadir a mente e avacalhar o campinho. Se a velocidade da respiração diminuir, “bingo”, significa que a danada está se afastando e em poucos minutos, batata, eu apago.
RILEX (relaxar até levantar)
Se por alguma chatice eu despertar, repito o mesmo processo. Se não apago, não levanto nem olho pro relógio. Continuo no mesmo relaxamento até o relógio me chamar.
—————————————————-
Paulo Ricardo Silveira Trainini