
<<< ENGLISH VERSION >>>
Leitura em voz alta automática:
Golpe
Estamos em meio à pandemia, isolamento social, pessoas conhecidas, queridas ou familiares doentes. Trabalho exigindo performance maior do que antes. Demandas em casa, com companheiro(a), filhos, pets, etc. Meu Deus, quanta coisa!!
Neste momento, analisamos o quanto temos capacidade de adaptação. Os mais céticos perceberam que é possível alterar comportamento e sim, trabalhar em casa! Os workaholics se deram conta que podem trabalhar de casa, e talvez estejam trabalhando mais do que antes. Temos ainda aquele grupo de pessoas que se deu conta que podem aproveitar este momento e até que enfim fazer as coisas de forma diferente, ou como sempre quiseram mas sempre adiaram. Momento de unir o útil (trabalhar) ao agradável (trabalhar em casa). Em meus atendimentos diários, percebo que há pessoas estressadas atualmente com a crescente de demandas do momento.
E aí entra o conceito de duas palavras interessantes, que devemos analisar.
A resiliência, um termo inicialmente utilizado na física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado anterior depois de uma deformação elástica. Aí pensamos: será que somos resilientes? Mas é claro que sim, e muito. O quanto conseguimos ter uma discussão com alguém e depois voltarmos ao estado de espírito de antes da discussão? O quanto conseguimos ir e vir em nosso ânimo ao longo de um dia? Se você tem essa capacidade, você é resiliente.
Há também um outro termo muito utilizado atualmente e que descreve como muitas pessoas bem sucedidas tem conduzido suas vidas. Trata-se da antifragilidade. O que é isso? É a capacidade de sofrermos uma “deformação” e sairmos fortalecido dela. Vamos tomar como exemplo uma pessoa que por conta da circunsância atual foi demitida. Esta pessoa “toma o golpe”, sofre e resolve que vai fazer deste limão uma limonada. Ela faz o que? Se fortalece com o fato acontecido, resolve empreender e hoje é um profissional mais bem-sucedido, menos estressado e mais realizado. O que aconteceu com esta pessoa? Ela “sofreu o golpe” e saiu dele melhor do que entrou. Esta é uma pessoa anti-frágil.
Que tenhamos serenidade e capacidade de assumirmos nossa antifragilidade nos dias atuais!!
Cíntia Rodrigues
Mentora de Produtividade
Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested to see if it can survive a twenty five foot
drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now
destroyed and she has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone!
Cíntia, vou resumir a minha avaliação ao teu post GOLPE em apenas três palavras: SEN, SA, CIONAL. Te jogo como muita gente nesse mundo agradecerá as tuas valiosas dicas.
Paulo