
<<< ENGLISH VERSION >>>
Leitura em voz alta automática:
DECISÃO
No início da minha adolescência, eu pratiquei atletismo na SOGIPA (Sociedade de Ginástica Porto Alegre), inclusive desportivamente. Na época de atleta, me dediquei muito aos treinos, me transformando num bom atleta. Mas, não me transformaria em nada se não fosse o apoio dos meus colegas de equipe.
Mesmo depois de virar cadeirante, por ser portador de uma doença genética degenerativa chamada ataxia espinocerebelar, duas coisas me motivaram a continuar praticando atividades físicas até hoje:
A primeira é que eu sou uma mula. Quando eu decido alguma coisa, ninguém me tira essa coisa da cabeça. A segunda é que a neurociência trata o cérebro como um músculo e as mudanças neurológicas refletem nos meus músculos instantaneamente. Eu acho que essa relação é perfeita, como um reflexo num espelho.
Depois de virar cadeirante, eu enfrentei diversos problemas neurológicos graves: crises de pânico, surtos psicóticos, depressão e outras coisas fantasmagóricas. As crises de pânico, eu consegui superar sem o uso de nenhuma medicação.
Antes de iniciar a medicação receitada, tomei uma decisão. Dei uma de mula de novo: antes de usar o remédio, resolvi dormir assim: http://sustonosneuronios.org -> EXTRAS 1 -> CAMA . Depois de uns dez dias, as crises de pânico sumiram. Mas, se eu já tivesse iniciado o uso da medicação receitada, não pararia antes da aprovação do meu médico, pois isso certamente pioraria o problema.
Antes, eu fazia atividades físicas sozinho. Essas: http://sustonosneuronios.org -> EXTRAS 1 -> FOTO ATIVIDADE -> ATIVIDADES. Mas hoje, elas são orientadas por uma fisioterapeuta.
Paulo Ricardo Silveira Trainini
É Aqui Junto ao Chapéu (ao vivo) – Ângelo Franco
Já sabia q eras dançarino ,mas ginasta ..me surpreendeu!!
Parabéns pelo tua força de vontade e determinação.
Abraço
Sara Bevilacqua
Dona Sara, verdade que pratiquei alguns exercícios de ginástica olímpica. Mas foi só como atividades complementares aos treinos de atletismo, meu esporte raiz.
Parabéns Paulo! Tu és um Guerreiro… pessoas assim, que nos inspiram no dia a dia!!! Obrigado
Bah, Eduardo, é muito bom ouvir isso. Valeu mesmo!