
<<< ENGLISH VERSION >>>
Leitura em voz alta automática:
VÉIO
O aumento da inteligência humana não é explicado pelo aumento do tamanho do cérebro. Pois, apesar de continuar praticamente do mesmo tamanho que há milhões de anos atrás, o nosso cérebro ficou muitas vezes mais inteligente. Mas não te preocupas, porque já estamos ficando burros de novo.
O cérebro manda em todo o resto do corpo, inclusive no coração. O coração não passa de uma pobre vítima do cérebro. As emoções vêm do cérebro, não do coração. O cérebro é como se fosse um montador de cavalos. E o cavalo, o coração.
Os batimentos do coração são apenas ecos do que rola no cérebro. Esses ecos são ditados não só pela razão, como pensávamos antigamente. Mas também, pela emoção e pela espiritualidade.
Bem, apesar de eu acreditar em Deus e ter uma forte espiritualidade, não sigo nenhuma religião. Pra mim, todas elas não chegam nas unhas dos pés dessa espiritualidade.
Mas cada um tem sua crença, tão válida quanto a minha. Pois, todas fazem parte do universo. Eu li que a ciência já constatou que qualquer um que consegue explorar a espiritualidade através de alguma religião, seja qual for, consegue treinar melhor o cérebro.
Quando eu encaro um obstáculo aparentemente intransponível (tipo um problema de saúde terrível), eu fujo da razão e invisto só na emoção e na espiritualidade. Depois de perder o medo, a razão entra em cena e planeja o futuro. Quando eu fujo dessa disciplina, o medo não some e atrapalha tudo.
Paulo Ricardo Silveira Trainini
Rio Grande Véio – Érlon Péricles
A afirmação de que o aumento da inteligência humana não é explicado pelo aumento do tamanho do cérebro tem no livro SAPIENS – UM BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE -DE YUVAL NOAH HARARI (doutor em história).
A afirmação de que as emoções vêm do cérebro, não do coração tem no livro A ARTE DE ESQUECER – DE IVAN IZQUIERDO (neurocientista e professor, já orientou uns quarenta doutorados)
Um dos obstáculos aparentemente intransponível que eu enfrentei foi passar por crises de pânico. Descrevi como elas se desenvolveram em mim e como as superei no post chamado TUDO PASSA. Se quiseres lê-lo, digita “TUDO PASSA” no campo “Pesquisar” e tecla ENTER
Paulo Ricardo Silveira Trainini
Muito bom eu gosto de música gaúcha.