
<<< ENGLISH VERSION >>>
O gráfico acima. é resultante da soma de todos os casos de COVID-19 no mundo. Ainda que imperfeito por carências de testes, nos dá um ideia da evoluçāo mundial infestaçāo.
FONTE: https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6
Leitura em voz alta automática:
A HORA E A VEZ DE OLHAR A ENFERMAGEM
A pandemia do Covid-19 nos tirou da rotina, nos aprisionou em casa – quem a tem – e imediatamente jogou luz ao essencial: a vida! De repente, nos voltamos aos alicerces da existência humana, ao alimento, à segurança do lar e da família; e olhamos, com certa apreensão, para os profissionais que seguem trabalhando no lado de fora.
Há policiais, lixeiros, repórteres, motoristas, caixas e atendentes de supermercado e farmácia, além de tantos outros em diferentes funções tão necessários à sobrevivência.
No silêncio mudo desses dias tensos, às vezes, quase conseguimos sentir sua aflição. Tão humanos e frágeis quantos nós, arriscam bem mais que a própria saúde na lida diária, empenham a dos seus familiares também. A compreensão exata de quem se dedica à enfermagem sempre me escapou.
Essa dedicação invulgar e ímpar de limpar as feridas, a coragem de ver sangrar a dor, a carne, a alma.
Tal e qual a maternagem, a enfermagem traz no seu âmago o valor genuíno da doação.
Nenhuma compensação financeira é capaz de explicar ou permutar uma vocação tão nobre. No entanto, não sejamos vis e indignos, ao findar à pandemia, não tardemos a gratificarmo-nos, e a eles, com digno soldo pecuniário, mas também reconhecendo a profissão para além de um abono monetário, com uma pausa para fermentarem-se de biovida!
Ainda que o silêncio seja de feriado e, por mais que se amplie nossa empatia no caos pelos cuidadores enfermeiros, há que se reconhecer nossa ignorância na dor e entrega indizível que tornou-se ser enfermeiro em tempos de Covid-19/2020.
Na solidão do hospital, não estamos com vocês, mas sabemos vocês, sentimos vocês. Agradecemos e reverenciamos a sua vocação.
Flávia de Sá
Jornalista
Flávia, antes do meu blablablá de sempre, meus parabéns pelo post. Além de ter sido muito bem escrito, dá para notar que foi idealizado, planejado e refinado com muito cuidado antes de publicá-lo. O resultado foi um texto gostoso de ler e rápido de absorver o conteúdo. Ao ler, senti o teu coração batendo e a força da tua formação.
“jogou luz ao essencial: a vida!”
Para escrever um texto assim, é preciso, além de um forte conhecimento, paciência de planejá-lo e refiná-lo com cuidado antes de publicá-lo. Sobretudo, é preciso um coração pulsando forte para infectar o texto com frases como essa acima entre aspas.
um beijo,
Palico
Obrigada, meu primo querido!