COCOZINHO CRIATIVO

*** Compartilhar ***
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0
(0)

Leitura em voz alta automática:

COCOZINHO CRIATIVO

Logo depois que eu fiz a faxina pesada no meu cérebro (desintoxicaçāo da memória), comecei a perceber algumas falhas que eu cometia antes. E o que é pior, eu nāo achava que eram falhas. Jogava todas as culpas na má sorte e na maldade dos outros, que quase sempre nāo existia.

Antes da desintoxicaçāo, eu captava informações vindas de estímulos externos (auditivos, visuais e etc), julgava-as e rapidamente reagia. Depois de alguns segundos ou poucos minutos, eu esquecia completamente de tudo.

Esse esquecimento era uma espécie de “varrer pra baixo do tapete”, que significa tirar da consciência sem nenhum tipo de tratamento. Imagina que abaixo do tapete fica o inconsciente. Esquecer assim de fatos violentos transforma o cérebro num pessoa violenta. Esse tratamento que falei é exclusivamente racional. Aqui, quanto mais conhecimento e experiência, melhor.

Antes da desintoxicaçāo, os meus julgamentos eram feitos apenas por instinto, sem qualquer relacionamento com as informações anteriores.

Aí, eu fiz a minha primeira mudança de comportamento. Apesar de continuar captando e julgando rapidamente, eu procurava nāo reagir na hora. Deixava para decidir como reagir depois, considerando o que foi registrado agora.

Antes, eu era convicto que postergar as minhas reações assim era uma idiotice. E que reagir na hora era o melhor, como nāo tirar o pé do acelerador nunca.

Depois de algumas vezes que eu agi assim, ficou claro que eu cometia erros pré-históricos e nāo percebia isso. Queres um exemplo? Imagina que alguém está te contrariando. Se tu reagires na hora, o que vai acontecer? Te jogo como vai dar merda. E se a merda se espalhar, vai pintar aquela vontadezinha de se jogar num precipício.

Essa mudança de comportamento que falei foi apenas a primeira que eu fiz. Mas teve várias outras, eu sempre deixei o próprio inconsciente decidir quando fazer. Depois desse sinal verde, a consciência decide como fazer. Se eu deixasse que o meu conhecimento e experiência dominasse o volante, ia dar merda de novo.

Depois da desintoxicação, esse erro ficou óbvio. Eu fico pasmo como cometemos essa idiotice desde que éramos macacos e, além do morro de merda ficar cada vez maior, ele continua sorridente.

======================================

Para desintoxicar o cérebro, procura quem tem conhecimento e experiência nisso. Mas antes, faz isso que vou te dizer, que já é suficiente para perceber essa idiotice:

Ao sentir algo forte durante um programa de televisāo e nāo entender o porquê desse sentimento, desenha algo bem simples relacionado com esse sentimento. Logo depois, tira o papel da vista e continua prestando atençāo no programa. Depois de algumas horas, pega esse papel e relaciona o seu significado com a tua bagagem racional. Te jogo como perceberás duas coisas: uma idiotice e um cocozinho criativo.

Paulo Ricardo Silveira Trainini


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •