CAVERNA

Leitura em voz alta automática:

CAVERNA

Deus comanda o ataque, o conhecimento racional comanda a defesa. O meu cérebro pensa assim. Não chama isso de disciplina, mas sim de pensamento. Disciplina é razão pura, mas essa minha maneira de pensar não é razão pura. Pois, a espiritualidade está envolvida nisso. Mas espiritualidade não é religiosidade. Deixa as religiões fora disso.

Por mais que evolua, a razão nunca conseguirá modelar isso por completo. Mas advirto: quanto mais longe se vai nessa viajem, mais evoluída precisa estar a razão.

A própria razão consegue entender a razão disso: se a razão conseguisse modelar isso por completo, de onde viria a motivação para evoluir? Para ter motivação, a razão precisa de novos desafios. Podes ver, todos os artigos científicos que abordam questões inovadoras lançam novos desafios.

Os meus posts são escritos numa linguagem completamente informal e descompromissada com qualquer coisa que não venha do meu pensamento. Acho que uma comparação mais certeira dos meus posts seria com parábolas, não com artigos. Nesse trem, além de trocar artigo por parábola, troca motivação por inspiração.

A parábola mais famosa que eu conheço é a da caverna de Platão [01]. O presente é como se fosse um teatro de sombras. De onde vem essas sombras? Bem, pega o que a razão já te deu e embarca nesse trem. Aí, é só esperar. Te garanto que a origem de algumas sombras aparecerá logo adiante. Mas essas aparições nunca acabam.

As ideias que formam o esqueleto dos meus posts são como as partes mais básicas desse trem. Quanto mais eu repito essa viajem, mais eu percebo a existência da relação de coisas que claramente embarcam juntas no mesmo trem, ainda que não possuam nenhuma relação lógica.

Tanto os que produzem quanto os que consultam os meus posts embarcam no mesmo trem. Mas eles não possuem nenhuma relação lógica.

Paulo Ricardo Silveira Trainini

[01] http://sustonosneuronios.org/ -> SITES BÁSICOS -> G1: SUSTO NOS NEURÔNIOS -> COMENTÁRIOS -> ESTRATÉGIAS -> MENSAGENS EXTRAS -> MSG 11: É SÓ O AMOR QUE CONHECE O QUE É VERDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *