TRUQUE

Leitura em voz alta automática:

 

 

TRUQUE

 

1 de 4 ——————————————————–

 

Quando o meu cérebro é surpreendido, o meu foco se reduz num piscar de olhos. Aí, as prioridades, antes nebulosas, ficam claras. Essa clarividência acontece porque o tratamento da surpresa, que é a prioridade, toma toda a minha atenção.

 

Imagina que a amplitude do foco corresponda ao calibre de um cateter. Quanto menor for o seu calibre (foco reduzido), mais incisiva e precisa é a penetração. Assim, as prioridades ficam muito mais claras.

 

Se a surpresa acontecer em um ambiente hostil, quanto maior for o conhecimento armazenado nos neurônios inconscientes (fora do foco), menos perigoso fica o tratamento dessa surpresa. Pois, eles serão acionados automaticamente quando forem necessários.

 

2 de 4 ——————————————————–

 

Por exemplo, se a surpresa for avistar um enxame de abelhas se aproximando, a prioridade é dar no pé para se salvar. E dar no pé sem ocupar o cérebro raciocinando, apenas coordenando as partes do corpo responsáveis por ensebar as canelas.

 

Nessa hora, se o cérebro cair na tentação de raciocinar, perde o foco em se salvar. Se o cérebro concluir que ficar onde está e acabar com o enxame é a melhor opção, decide comandar a defesa assim. Mas se o enxame for maior que o previsto inicialmente, vai acabar em problema.

 

Mesmo que o corpo gaste muita energia fugindo, a garantia do salvamento é maior.

 

É nesse silêncio do raciocínio que surgem as melhores sementes criativas. Eu sinto claramente esse surgimento. Porém, quando surgem, faço questão de deixá-las encubadas e escondidas da minha razão. Para conseguir isso, eu direciono toda a minha atenção para o próximo passo.

 

3 de 4 ——————————————————–

 

Eu só trato as sementes de criatividade logo depois que eu limpo totalmente a memória de trabalho. Eu só consigo fazer isso uma vez por dia e dificilmente dura mais do que uma hora. Fora desse período, eu disciplino o meu cérebro para ignorá-las.

 

É fácil perceber o limite entre a memória de trabalho suja e limpa: logo após a limpeza da memória de trabalho, eu consigo ouvir a minha própria respiração e o movimento das mãos parecem ser de pianista. Quando algum desses sinais não forem mais percebidos, a memória de trabalho não está mais limpa.

 

Essa percepção é como se fosse uma pessoa míope colocando óculos no grau certo. Depois de colocá-los, ela olha novamente para as mesmas coisas e percebe com bem mais nitidez detalhes que antes eram imperceptíveis por causa da miopia.

 

Quando eu consigo fazer uma faxina completa na consciência, a memória de trabalho funciona só como um periférico de entrada. Enviando direto, sem nenhum tipo de julgamento, todas as informações captadas para o inconsciente. Como se todos os estímulos externos fossem propagandas subliminares e todas as minhas reações são automáticas.

 

4 de 4 ——————————————————–

 

O que me impede totalmente de fazer essa faxina na memória de trabalho é algum vivente chamar a minha atenção, mesmo que só com um olhar.

 

O truque que eu uso para evitar raciocinar sobre o percebido logo depois da limpeza da memória de trabalho é ilustrar (sem escrever nada) o que foi percebido e rapidamente tirar da vista e prestar a atenção no próximo passo.

 

————————————-

Paulo Ricardo Silveira Trainini

 

 

4 ideias sobre “TRUQUE

  1. Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.

  2. Hey there! I’ve been following your web site for some time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Houston Tx! Just wanted to tell you keep up the good work!

  3. Good answer back in return of this question with genuine arguments and explaining the whole thing
    on the topic of that.

  4. I wish to express appreciation to you for rescuing me from this particular situation. As a result of surfing throughout the search engines and coming across principles which were not productive, I assumed my entire life was gone. Existing minus the approaches to the difficulties you’ve fixed as a result of your main site is a crucial case, as well as the ones that would have negatively affected my entire career if I hadn’t discovered the website. The training and kindness in maneuvering the whole thing was vital. I’m not sure what I would have done if I had not discovered such a subject like this. I can also now look ahead to my future. Thanks a lot so much for this specialized and result oriented help. I will not think twice to propose your blog post to anyone who requires assistance about this subject.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *