MESMO QUE ESCAPE

Leitura em voz alta automática:

 

 

MESMO QUE ESCAPE

 

1 – 2 ———————————————————-

 

Quase sempre, a solução de um problema aparece com a descoberta da causa. Têm vezes, porém, que a descoberta da causa mostra que o problema em questão não tem solução. Nesses casos, a descoberta da causa, ainda que não encontre a solução, traz o alívio e reduz o problema, porque mostra o que pode ser ignorado.

 

Essa seleção do que pode e o que não pode ser ignorado funciona como uma espécie de túnel em uma escavação difícil e arriscada. A construção de um túnel, ainda que não traga o sucesso completo, pode afunilar as paredes do próximo túnel.

 

Quando eu me formei em Ciência da Computação (ciência exata), achava que qualquer estudo tem que ter fundamento lógico para poder ser científico. Nas ciências humanas, tudo que tiver fundamento estatístico na vida real pode ser científico, mesmo que escape da lógica.

 

Hoje eu penso diferente: as duas formas de pensar, apesar de serem conflitantes, estão certas e devem ser consideradas, mas são compostas por túneis independentes. Uma hora eu entro num túnel exato, outra hora, num humano. Depois eu combino as conclusões de tudo e produzo alguma coisa baseada na combinação, não só exata nem só humana.

 

2 – 2 ———————————————————-

 

Essas combinações são como paredes de túneis do tipo que falei no início. Em sentido figurado, essas paredes são feitas de monstros vorazes que não conseguem nos pegar, apesar da proximidade. Dentro desses túneis, apesar de não mudar minha opinião (sou uma mula), procuro agir como um camaleão, me adapto às cores do ambiente para respeitar todos e faço o que tem que ser feito para seguir em frente, mais nada.

 

O cérebro toma as suas decisões pela combinação da razão e emoção. Por isso que o teste de QI não é mais válido para medir a inteligência. Ele serve para avaliar a razão, mas não para essa combinação.

 

As pessoas mais inteligentes do mundo não são as que têm QI mais alto. Mas sim, as melhores nessa combinação. Claro que para ser inteligente, a razão tem que ser bem forte. Mas se ela usar essa força para emudecer a emoção, não conseguirá associar as ideias e reduzir a largura dos túneis.

 

Dar um passo à frente dentro desses túneis, funciona como afunilar o próximo túnel.

 

 

————————————-

Paulo Ricardo Silveira Trainini

3 ideias sobre “MESMO QUE ESCAPE

  1. Hi my loved one! I want to say that this post is amazing, great written and include approximately all vital infos. I would like to see more posts like this.

  2. The very heart of your writing whilst appearing reasonable initially, did not settle well with me personally after some time. Someplace throughout the paragraphs you managed to make me a believer unfortunately only for a while. I still have got a problem with your leaps in logic and one would do well to help fill in those gaps. In the event that you can accomplish that, I could certainly be impressed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *