PORTÃO

Leitura em voz alta automática:

PORTÃO

Situações muito difíceis parecem túneis estreitos onde estou enclausurado e o ar é limitado, parecendo que vai acabar logo. Quanto mais isso me apavora, mais estreito fica o túnel. As paredes parecem monstros querendo me pegar. A medida que o túnel vai ficando mais estreito, menor é o número de alternativas que eu tenho para escolher como agir.

Nessa hora, uma coisa fica nítida: ignorar o sentimento e agir só pela razão é a melhor alternativa para não virar pastel. Aí, eu escolho essa alternativa e sigo em frente, sem dar bola para o fim do túnel. Dou um passo de cada vez e não volto. Ainda que demore bem mais do que o previsto inicialmente, ter paciência e sangue frio para agir assim sempre me salvou de situações muito difíceis e ainda me trouxe ótimas ideias.

Eu disciplino cada vez mais o meu cérebro para pensar conscientemente só até logo antes um contexto desse tipo e voltar a pensar conscientemente somente depois do seu final. Durante o contexto, eu procuro guiar as minhas ações exclusivamente por comandos previamente programados, como um androide. E quanto mais reduzido for o foco, mais eficiente fica a execução desse programa.

A eficiência disso não está relacionada com a regularidade dos caminhos abertos. Muitas vezes, a irregularidade gera resultados magníficos, que a regularidade seria incapaz de conseguir.

Isso está relacionado com a teoria do portão da dor, que controla os impulsos nervosos responsáveis pela criação da percepção da dor. Treinar o cérebro para controlar a percepção da dor dessa forma depende das suas habilidades cognitivas.

Pô Montanha, que rolo! Aí… nesse rolo, me dá uma sugestão de como eu posso agir para deixar o cérebro porrada sem lesionar os neubíceps nem os neutríceps. – Ih, Maça, sei lá.

—————————————————————–

Paulo Ricardo Silveira Trainini

https://youtu.be/9FTHz_d5HF

Quão útil este post foi pra ti?

Clica na estrela para classificar!

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!