O CEGO

Leitura em voz alta automática:

O CEGO

1 – 3 ——————————

Quando surgir uma situação de exceção (caos, imprevistos…), trata logo. Mas tratar não é a mesma coisa que resolver.

Se der para resolver, resolve. Mas se a situação de exceção impedir, apenas faz o que tem que ser feito pra livrar um dos pepinos do problema de ti mesmo depois. Não tenta resolver tudo nessa hora. Deixa para completar a solução num contexto futuro. Agir dessa forma é tratar.

Agir assim em situações perigosas exige coragem e disciplina. Quando eu estou muito angustiado, não consigo agir assim.

Livrar-se de pepinos assim, ativa a criatividade, resiliência e outras coisas, fortificando o consciente e o inconsciente.

Quem comanda esse tratamento é a razão. Mas cuidado! Quando ela se perguntar “Porque não tentar resolver tudo de uma vez só?” troca de contexto rapidamente, porque se ela tentar fazer isso, dá problema. Mas antes de trocar de contexto, registra suas palavras chaves, não esquece de fazer essa catalogação.

2 – 3 ——————————

Quando a minha consciência avista uma obviedade, completamente ignorada no inconsciente, eu deixo as ideias normais – inconscientes – invadirem o consciente. Antes disso, não.

Se eu não seguir essa disciplina, o meu cérebro não consegue alimentar o consciente na hora e da forma adequada para juntar um cardume de neurônios que se torne uma potência neurológica positiva.

É essa vista da obviedade que comanda o cardume. Por mais míope que possa parecer, está sempre certa. Todas as ideias normais devem segui-la cegamente.

3 – 3 ——————————

A divisão do meu cérebro entre o consciente e o inconsciente é como esse iceberg, inclusive a simetria inversa imperfeita. A sua parte imersa (inconsciente) possui uma certa simetria, ainda que imperfeita, com a parte emersa (consciente). Ela uma imagem bruxuleante da superfície.

Nada é fácil. As coisas que valem a pena, sempre são mais difíceis do que parecem inicialmente. Se a razão achar que é fácil resolver um problema que ninguém consegue, ela provavelmente está errada.

Nesse caso, divide ou abstrai a solução em suaves prestações. Essa disciplina funciona em mim de forma semelhante a um computador dedicado, que faz só determinado por quem o comanda.

Paulo Ricardo Silveira Trainini


O CEGO

Tem gente que não enxerga
Os muros do intelecto
Pouco liga para eles
Eu conheço um desses cegos
Ele que tome cuidado!
Algum dia
Ei de me aproveitar
Da sua sabedoria.

Paulo Ricardo Silveira Trainini

Quão útil este post foi pra ti?

Clica na estrela para classificar!

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!