SEM DIREÇÃO

Leitura em voz alta automática:

SEM DIREÇÃO

1 – 2 ———————————

O cérebro nunca pára, nem quando dormimos. Nessa hora, paramos de pensar só conscientemente. Mas, inconscientemente ele continua funcionando.

Além disso, ele consegue raciocinar só sobre uma coisa de cada vez, ou seja, não possui um paralelismo real. Porém, esse raciocínio é tão rápido que pode ser feito sobre várias coisas diferentes em tão pouco tempo, que parecem ser ao mesmo tempo. Mas essas coisas concorrem entre si para usar o mesmo “raciocinador”.

Quanto maior é o número de coisas que prestamos atenção ao mesmo tempo (foco amplo), menor é a capacidade do cérebro em prestar atenção sobre cada coisa. Quanto menor é o número dessas coisas (foco reduzido), maior é essa capacidade. Maior porque tudo o que não estiver dentro desse pequeno foco é tratado de forma automática, por reflexo condicionado, que não precisa usar o raciocínio.

O conhecimento baseado nas coisas do passado funciona como um upgrade do cérebro. Mas a capacidade desse upgrade tem limite. A alternativa para explorar ao máximo essa capacidade é prestar atenção em pessoas que pensam diferente e refletir esses pensamentos no nosso cérebro.

Mas, dentro de um foco, só conseguimos pensar de um jeito. Então, quanto maior o número de focos que assumimos, maior é essa capacidade.

Nas horas em que eu medito, eu páro de pensar conscientemente. Mas o inconsciente, que não usa o “raciocinador”, segue a mil por hora.

2 – 2 ———————————

Para assumirmos um foco diferente, precisamos tirar da consciência as coisas do foco atual, ou seja, esquecer todas essas coisas.

Mas, antes de esquecer, essas coisas precisam ser organizadas de forma que possam ser resgatadas depois. Pois, depois de serem esquecidas, elas seguirão uma correnteza sem direção.

Se uma dessas coisas fosse um livro a ser arquivado em uma biblioteca, essa organização seria uma catalogação. Sem ela, o livro não poderá ser mais achado. Trocando em miúdos, esse livro foi arquivado em um buraco negro.

Paulo Ricardo Silveira Trainini
___________________________________________________

Legião Urbana – Será

Quão útil este post foi pra ti?

Clica na estrela para classificar!

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!