PRO LIXO

Leitura em voz alta automática:

PRO LIXO

Muitas vezes, novidades salvadoras só ficam claras quando eu as tiro da vista da minha consciência. Verdade que isso não são todas as vezes. Porém, essa clarividência é frequente. Existem coisas que eu só consegui inovar errando ou desafiando o meu próprio cérebro. Por exemplo, um desafio que eu geralmente faço é não assistir televisão, rádio e nem outro tipo de comunicação com o mundo por um dia.

Aí, antes de voltar à minha rotina normal no outro dia, eu faço o seguinte: ponho a minha razão a descansar na reserva, mando essa tirana pro vestiário e passo a faixa de capitão para o sentimento. Só deixo a razão voltar pro banco de reserva quando ela se acalmar. No momento que ela enxerga claramente uma ideia sensacional para vencer, entra em campo novamente e pega a faixa de capitão.

Quando a minha razão vira capitã, refina a ideia e manda bala. Esse bate-bola entre os neurônios se repete desde que eu era pirralho. Depois que a razão refina, a possibilidade de vitória cresce. E esse crescimento é exponencial, pois o próximo refinamento é baseado nas repetições passadas. Ou seja, a repetição é recursiva.

CAIXINHA DE SURPRESA

Figura extraída de http://sustonosneuronios.org/ -> Pesquisar… -> CAIXINHA DE SURPRESA

Não gasta todo o teu tempo só criticando. Xinga o além e sai fazendo algo para remendar o problema sem desagradar ninguém nem estragar o futuro.

Por melhores que sejam as coisas, sempre podem ser melhoradas. Por causa dessa recursividade, o futuro é uma eterna incógnita. Agir assim, permite que o futuro afunile cada vez mais problemas. Antigamente, os fabricantes de televisão faziam de tudo para diminuir o tamanho do tubo de imagem. Hoje, nem tubo fabricam mais. Estão indo todos pro lixo.

Paulo Ricardo Silveira Trainini

 

16 ideias sobre “PRO LIXO

  1. ESQUECEU QUE ESQUECEU

    1 – 4 ————————————–

    Quanto mais reduzido é o meu foco, menor fica o meu desejo por doces e comidas gordurosas. Verdade que de vez em quando, e gosto de comer uma guloseima. Mas aquelas doçuras e engordurados, que eu era apaixonado antes, até o cheiro me embrulha o estômago hoje.

    Imaginas visitar um lugar com poucos habitantes, sem muitas relações externas. E que esse lugar não seja na Terra. Logo depois de me recuperar da operação, obter alta do hospital e voltar para a minha casa, comecei uma investigar o lado espiritual, que é algo análogo a uma visita como essa.

    Logo na partida, eu comecei a perceber relações inexplicáveis de ideias que eu anotava, esquecia e lembrava depois que eu resgatava essas anotações. E essas relações começaram a ficar maiores e mais misteriosas. Não demorou muito tempo e eu percebi que essas coisas misteriosas ficavam cada vez mais misteriosas e fortes numa velocidade cada vez maior.

    Hoje, essa velocidade ficou muito maior que eu sequer imaginava no início ser possível.

    Imaginas entrar numa mata virgem desse lugar visitado. Quanto mais se entra, mais próximas, tortas e floridas ficam as árvores. Chega um ponto que a proximidade é tão grande que várias árvores parecem ser uma só, que é análogo as conexões entre os neurônios.

    Nesse ponto, eu comecei a sonhar com os meus erros do passado cada vez mais antigo. E o mais interessante é que as lembranças desses sonos ficaram cada vez mais fatiadas e misteriosamente conectadas, que é análogo a proximidade dessas árvores.

    2 – 4 ————————————–

    Aí vai um exemplo dessas ligações misteriosas: recentemente, eu me lembrei de um sonho que eu cochilei no ônibus, acordei sendo empurrado por um cara sentado do meu lado em direção a porta de saída, que tinha roubado a minha pasta e queria se livrar de mim. Aí, me lembrei de outro sonho que desci de um ônibus e vi um bêbado caindo pelas tabelas.

    Quando eu era um guri, as vezes eu bebia até cair pelas tabelas e não percebia que isso é um erro absurdo. Eu adoro tomar um rico vinhozinho e curtir uma tonturazinha, mas é um absurdo beber até cair pelas tabelas, pois pode ser roubado por qualquer um, além de ficar uma bomba em potencial para prejudicar outros.

    Confesso que não foi nada agradável perceber meus próprios erros: comer mal, reagir de maneira agressiva desnecessariamente, etc. Esses erros são bem comuns, pode ver. E estão relacionados com a gerência da memória do cérebro.

    Quanto mais fundo eu entrava nessa mata, mais próximas ficavam as árvores. Chegou um ponto que os troncos ficaram tão próximos, que várias árvores pareciam uma só.

    Essa visita é a representação figurada exata do aumento da minha potência neurológica. Onde as árvores são os neurônios e a ligação uma da outra são as conexões entre os neurônios. A proximidade é a profundidade meditativa.

    3 – 4 ————————————–

    Outra relação exata é a da vontade de sair de casa e voltar a vontade de sair e entrar na mata novamente. Essa oscilação é periódica. E essa periodicidade aumentou de velocidade em progressão geométrica.

    Quanto mais fundo eu entro nessa mata, mais rápida fica a minha capacidade de percepção. Por exemplo, ficou fácil identificar erros gritantes e óbvios de outras pessoas. Em geral, esses erros não são mal-intencionados. São causados pela poluição da consciência, que nos cega completamente para coisas óbvias.

    Essa cegueira causada pela poluição da consciência nos faz ficar míopes para os erros do passado, tanto erros próprios como históricos. Essa é a principal arma estratégica das manipulações midiáticas.

    A limpeza da consciência seria como viajar até esse lugar. Antes, eu só conseguia isso através da MP1, que apelidei de “faxina geral da consciência”. Hoje, basta eu ignorar todos os estímulos externos não prioritários e prestar atenção só na minha respiração.

    A MP2 que casou. Hoje, eu primeiro faço a MP1 e depois fecho os olhos, prestando atenção só na minha respiração e fazendo movimentos malucos com o corpo e/ou ouvindo uma música instrumental que me faz voltar a atenção totalmente pra ela. Um exemplo é a música Angels of Destruction, do Phaxe.

    4 -4 ———————————————

    As sensações que eu tinha antes de que uma ideia iria cair alguns contextos depois, eram relacionadas só ao coração. Hoje, também sinto por esses movimentos malucos e perder a noção de que lado é pra baixo e pra cima por poucos segundos. Perder essa noção é uma sensação estranha, mas agradável.

    Especificamente ideias criativas, caem depois que um grupo de neurônios conscientes endoidecem – só os que permitem que o restante segure as pontas, senão eu me jogo num precipício – e vão pras cucuias. Essa quantidade suportável cresce junto com a roda da potência neurológica.

    Esse gerenciamento dos neurônios que fazem me cair ideias criativas sem me jogar num precipício é semelhante ao sistema de gerenciamento de disco chamado RAID. Aliás, se listares as pessoas mais criativas da nossa história, vais notar que a maioria teve problemas graves. Se os neurônios dessas pessoas fossem gerenciados por um sistema RAID, acho que elas evitariam esses problemas.

    Dormir de barriga pra cima e com respiração diafragmática me faz lembrar de sonhos. E sonhos cada vez mais antigos. E o mais interessante é que essas lembranças são só de partes cada vez menores e mais conectadas com outros sonhos. E essas conexões indicam claramente um erro. Elas seriam como a proximidade das árvores.

    Eu estou notando que a minha capacidade de me inspirar está ficando cada vez maior. E esse crescimento é numa progressão geométrica. Além disso, acho que a minha memória está melhor, apesar da minha doença, que degenera neurônios.

    A rapidez dessa percepção está tão grande que impressiona até eu mesmo.

    Quando tu perceberes que alguém esqueceu que esqueceu, levanta a sobrancelha e diz só pros teus botões “Bingo!”. Depois, sem que essa pessoa perceba, deixa algo no lugar certo para que ela lembre disso na hora certa. Mas não a corrija na hora do erro! Só a livra de coisas não prioritárias, para corrigir a sua miopia.

    Depois, quando ela passar por ali e ver, vai se perceber o seu erro, botar a língua pra fora e esmagar um sorvete na testa.

    ANGELS OF DESTRUCTION – PHAXE
    https://www.youtube.com/watch?v=CYjzAqlVtIo

    ————————————————————————–
    Paulo Ricardo Silveira Trainini

  2. What i don’t understood is actually how you are not actually much more well-liked than you may be right now. You are very intelligent. You realize thus significantly relating to this subject, produced me personally consider it from numerous varied angles. Its like men and women aren’t fascinated unless it is one thing to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs outstanding. Always maintain it up!

  3. I’m impressed, I have to say. Actually hardly ever do I encounter a blog that’s each educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail on the head. Your concept is outstanding; the problem is one thing that not sufficient individuals are talking intelligently about. I’m very happy that I stumbled across this in my search for something relating to this.

  4. I absolutely love your site.. Great colors & theme.
    Did you create this amazing site yourself? Please reply back as I’m trying to create my own blog and would love to know where you got this from or just what the theme is called.
    Thank you!

  5. Every weekend i used to pay a visit this website, as i want enjoyment,
    as this this site conations in fact pleasant funny stuff too.

  6. Its not my first time to pay a visit this web site, i am browsing this web site dailly
    and get fastidious facts from here all the time.

  7. Wonderful goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you
    are just too magnificent. I really like what you have acquired here,
    certainly like what you are saying and the way
    in which you say it. You make it entertaining and you still care
    for to keep it sensible. I can not wait to read much more from you.
    This is really a tremendous site.

  8. Aw, this was a really nice post. Taking the time and actual effort
    to generate a good article… but what can I
    say… I hesitate a whole lot and don’t manage to get nearly anything done.

  9. Greate article. Keep writing such kind of info on your page.
    Im really impressed by it.
    Hi there, You have done a fantastic job. I will certainly digg it and personally suggest to my friends.
    I’m confident they’ll be benefited from this website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *