EMPURRÃO

Leitura em voz alta automática:

EMPURRÃO

A minha meditação é baseada na atenção plena (mindfulness).

Imagina que a minha meditação é um caminho, composto por infinitas lajes. Cada laje, é um contexto isolado através da atenção plena. O resultado desse contexto define a forma da laje seguinte, que só poderá ser construída depois dessa definição. Essas lajes podem ter diversas cores.

Até hoje, eu não vi nenhum tipo de meditação similar ao meu. E olha, acho essa busca inútil. Pois, eu não sei nem definir a minha. Então, eu vou comparar o quê?

Eu nunca consigo pegar a minha meditação. É ela que me pega. E ela só faz isso quando a brindoleza tem vontade. A minha relação com ela é igual à do Tom e Jerry. Eu vivo brigando com ela, mas estamos sempre juntos.

Aliás, esses dois estão presentes em todos os meus contextos. Um faz as vezes do sentimento e o outro, da razão.

esquisitice

Figura extraída de https://www.youtube.com/watch?v=GXAYW4a3OZY

Quando o sentimento se sente totalmente protegido da observação de qualquer coisa racional, ele mostra caminhos desconhecidos. Quando um desses caminhos irradiam uma luz forte, o meu coração retumba.

Esse sentimento é claro, mas eu preciso me conter e deixar que a razão desse sentimento me busque. Pois, se eu correr atrás dela, ela foge. Se eu me segurar até que ela me pegue, bingo! Ganhei um foco. 🙂

O meu cérebro é como um motor de várias engrenagens. Cada uma é formada por milhões de neurônios. Quanto mais profundas são essas engrenagens, mais a minha consciência precisa ser incomodada para mexê-las.

Quando elas se mexem, eu apenas sinto, mas só consigo raciocinar sobre as informações contidas nelas quando essas informações ficam conscientes. Mas essas tiranas só vêm para a consciência sozinhas, sem eu tentar buscá-las voluntariamente. Essas tentativas funcionam com um empurrão.

Paulo Ricardo Silveira Trainini

Quão útil este post foi pra ti?

Clica na estrela para classificar!

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!